Educação Física
 
    A Educação Física vem passando por transformações em busca do seu  
reconhecimento social, garantindo que seus conteúdos assegurem e  
possibilitem sua efetiva participação no processo de construção de uma  
sociedade realmente integradora. Quando se pensa em “educação física”,  
rapidamente essa expressão nos remete à exercícios físicos livres, sem  
qualquer objetivo ou razão. Na verdade, a matéria prima da educação  
física é o corpo, mas através do movimento, entramos em contato  
conosco, com os outros e com o meio que nos cerca; assim, ela toma uma  
dimensão muito maior que somente mera repetição de gestos desportivos  
ou lúdicos. É uma disciplina que prioritariamente trata de estimular,  
aperfeiçoar e desenvolver o movimento humano, bem como os  
conhecimentos, os valores e atitudes a eles relacionados e para isso  
desenvolvem aspectos psicomotores, cognitivos, sócio-afetivos e morais  
através de conteúdos de categoria conceitual, procedimental e  
atitudinal.

  As aulas de educação física no CEINC são totalmente direcionadas ao  
ensino de esportes, como por exemplo: vôlei, basquete, futebol e  
handebol. O principal objetivo da educação física aqui nessa escola é  
que as crianças aprendam um desporto, com todas as suas regras e  
fundamentos, para que futuramente posamos formar equipes capazes de  
disputar campeonatos nas suas modalidades e categorias. Porém há, sem  
dúvida, outras grandes contribuições para além da parte física  
propriamente dita.

   São pilares fundamentais desse trabalho realizado no CEINC:  
respeitar e estimular os princípios de inclusão, para permitir que  
todos os alunos (com comprometimentos físicos e mentais, pequenos ou  
grandes) vivenciem a cultura corporal de movimento, privilegiando a  
competição, a cooperação, a ludicidade e respeito aos limites  
individuais, atentando sempre para o desenvolvimento de habilidades  
motoras, de locomoção e modalidades esportivas; além de vivenciar e  
conscientizar-se dos próprios limites e do outro.

   O incentivo a essas práticas corporais permite o desenvolvimento da  
autoconfiança, o trabalho em equipe, o controle de suas emoções que  
possibilita o conhecimento ajustado de si mesmo e um comportamento  
responsável perante si e a sociedade.