Fonoaudiologia / Psicomotricidade
O déficit de aprendizagem traduz uma desarmonia evolutiva caracterizada por uma imaturidade
psicomotora que inclui pertubações nos processos receptivos, integrativos e expressivos da atividade
simbólica.
Aprender a ler e escrever requer muito mais do que determinantes que vão permear o sistema
neurofuncional. Ler e escrever é uma arte de quem deseja comunicar-se, mesmo com suas nuanças.
Observamos inúmeras crianças que mesmo com vontade de melhor expressar-se, compreender e ser
compreendidas se vêem limitadas, às vezes, pela falta de esclarecimento e aceitação da família.
Autores com uma forma peculiar de se comunicar (verbal / escrita) que necessitam de apoio para
traçar as primeiras linhas que irão compor o seu próprio livro(tão inédito! Como a vida).
É a satisfação, o imensurável prazer de superar os obstáculos que impedem uma criança de
aprender a decodificar os símbolos lingüísticos, assim como, transpor o código gráfico. Para a
aquisição da leitura e escrita, faz-se necessário desenvolver e vivenciar experiências por meio da
interação com o outro.
É de fundamental importância compreender a criança com distúrbio de aprendizagem, pois a partir
desta compreensão possibilitamos respostas quer comunicativas ou motoras, sobre qualquer situação
que permitirá à essa criança suprir as suas dificuldades, tais como: fatores psicomotores, fatores
emocionais e fatores perceptivos.
A criança com déficit de aprendizagem necessita de experiências sensoriais, percetuais e motoras.
Com uma boa estimulação destas áreas, a criança já possui algumas experiências para o
desenvolvimento do aprendizado.
Ressalvo: Não podemos deixar de mencionar que existem crianças com quadros neurológicos que
apresentam características de déficit de aprendizagem.
DÉFICIT DE APRENDIZAGEM.
Os déficits de aprendizagem manifestam-se como dificuldade para integrar os elementos
simbólicos, seja em uma palavra, uma frase ou em qualquer tipo de mecanismo utilizado nessa
integração. Essa dificuldade atinge a leitura, a escrita, a ortografia e o cálculo em diversos graus.
Existem nomenclaturas específicas de acordo com a dificuldade:
DISGRAFIA:
Alteração no formato das letras, letra elegível comprometendo a decoficação do produto gráfico.
DISORTOGRAFIA:
Caracterizada pela escrita incorreta, ou seja, trocas de grafemas, pela representação de fonemas
auditivamente semelhantes ou por traçados semelhantes devido ao posicionamento dos grafemas
(visual).
DISCALCULIA:
Dificuldade na linguagem quantitativa, refere-se a incapacidade de compreensão dos números e de
suas relações.
Etiologia: Podem estar relacionados aos fatores orgânicos, específicos ou ambientais.
DISLEXIA:
É um déficit que interfere na integração significativa de símbolos linguisticos e perceptivos. São
falhas na interpretação de símbolos gráficos. Afetando a aprendizagem da leitura e escrita, com
dificuldades na área visual, auditiva ou ambas.
Etiologia: Podendo estar relacionado a disgunção cerebral ou atraso maturacional ou alteração
inatas e/ou hereditárias.
Vivências com Déficit de Aprendizagem
O déficit de aprendizagem traduz uma desarmonia evolutiva caracterizada por uma imaturidade
psicomotora que inclui pertubações nos processos receptivos, integrativos e expressivos da atividade
simbólica.
Aprender a ler e escrever requer muito mais do que determinantes que vão permear o sistema
neurofuncional. Ler e escrever é uma arte de quem deseja comunicar-se, mesmo com suas nuanças.
Observamos inúmeras crianças que mesmo com vontade de melhor expressar-se, compreender e ser
compreendidas se vêem limitadas, às vezes, pela falta de esclarecimento e aceitação da família.
Autores com uma forma peculiar de se comunicar (verbal / escrita) que necessitam de apoio para
traçar as primeiras linhas que irão compor o seu próprio livro(tão inédito! Como a vida).
É a satisfação, o imensurável prazer de superar os obstáculos que impedem uma criança de
aprender a decodificar os símbolos lingüísticos, assim como, transpor o código gráfico. Para a
aquisição da leitura e escrita, faz-se necessário desenvolver e vivenciar experiências por meio da
interação com o outro.
É de fundamental importância compreender a criança com distúrbio de aprendizagem, pois a partir
desta compreensão possibilitamos respostas quer comunicativas ou motoras, sobre qualquer situação
que permitirá à essa criança suprir as suas dificuldades, tais como: fatores psicomotores, fatores
emocionais e fatores perceptivos.
A criança com déficit de aprendizagem necessita de experiências sensoriais, perceptivas e
motoras. Com uma boa estimulação destas áreas, a criança já possui algumas experiências para o
desenvolvimento do aprendizado.
Ressalvo: Não podemos deixar de mencionar que existem crianças com quadros neurológicos que
apresentam características de déficit de aprendizagem.