Metodologia da Instituição

     O Centro de Reabilitação São José(CRSJ) e o Centro Educacional para Integração da Criança(CEINC) trabalham há cerca de 24 anos com crianças e sabem da necessidade de ampliar e potencializar as ações sócio-educativas.

      Resgatar as falhas educacional e social que estas crianças apresentam no quadro atual. Verificamos a necessidade de uma melhor organização desta criança, tanto na saúde, como na educação como no meio social.
     Estas crianças e as famílias precisam de orientação em todas as fases de seu desenvolvimento, pois muitas vezes encontram-se sem apoio, sem direcionamento qual o caminho a seguir e como seguir, este processo encontramos diariamente nas famílias que nos procuram. Temos que valorizar a criança e o adolescente como um ser ativo e social, que constrói e apropria-se do seu conhecimento desde o nascimento, sendo sujeito protagonista das ações desenvolvidas.

    Encontramos crianças e adolescentes que não estão em escola ou com o tempo ocioso. Menores sem acesso as informações básicas, famílias sem perspectivas e sem atividades recreativas, culturais, esportivas, médicas, lazer e de organização.

    As crianças adolescentes e jovens das camadas menos favorecidas são as que se encontram em situação de maior risco social, por isto as ações voltadas para a promoção social de crianças e adolescentes se fazem necessárias.

    É preciso resgatar a paixão pelos desafios da vida, pela construção de um ser mais belo em sabedoria e em justificativa e melhor, a cada dia na relação com o outro ser humano. Estamos empenhados em fazer isso acontecer.


    ''
Não ouviste falar de um homem que cavava terra à procura de raízes e descobriu tesouro   ''.(GIBRAN)


    Para que isto aconteça temos que ter em mente que todas as funções superiores (atenção, percepção, memória e linguagem) originam-se das relações entre indivíduos (interpsicológicos) o social.

    O social - através da fala e ação - leva a atenção - percepção e movimentos voluntários, e o desenvolvimento intrapsicológico(operação interna) o indivíduo.

    A organização funcional do Sistema Nervoso Central(SNC) ocorre em 3 níveis. O
1o. nível - o nascimento que regula e registra - 1o. comunicação - tronco cerebral - formação reticular - sistema límbico e a base funcional dos níveis mais complexos. O 2o. nível analisa e integra as informações ótico, acústico e cenestísico através da seleção dos dados sensoriais, organização das informações e combinações diversas. O 3o. nível - programa e finaliza a ação comportamental.

    Preparação da ação - Desenvolvimento - Resultado.

    Social Visão

    Corporal (afetivo) Receptores - Audição Ações e Interações

    Ambiente Familiar Tato Do SNC

    Então o desenvolvimento da criança pode então ser definido em termos gerais, como uma organização e uma estruturação progressiva das diversas formas de comunicação que lhe permitem viver em harmonia com o seu meio.


    O equilíbrio pessoal, está estreitamente ligado a organização atual da função tônica, que por sua vez, intervém na regulação tônico postural é perturbada, ou se o indivíduo reage a uma emoção,a uma má comunicação o equilíbrio geral é abalado e a pessoa perde a disponibilidade.

   Na medida em que as condições que levam a ação são positivas, o indivíduo vai se engajar ativamente na comunicação com a realidade do mundo presente, vai organizar suas ações e se esforçar para ajusta-las a essa realidade. O conjunto dessas interações e dessas trocas é coordenado e regulado por um sistema de controle e ajustamento dos diversos sistemas de trocas, que esses sistemas sejam vistos em termos de interação organismo - mundo ou indivíduo meio ambiente.