Equoterapia


      
  É um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas da saúde, educação e equitação buscando o desenvolvimento de pessoas portadores de deficiência ou de necessidades especiais.

      Os pacientes do Centro de Reabilitação São José, no Rio de Janeiro, têm toda semana um encontro marcado com um amigo, o cavalo Lourinho. O animal é o principal instrumento de uma terapia que ajuda cada vez mais na recuperação de pessoas com deficiência física e mental.

     Trata-se da equoterapia, uma abordagem interdisciplinar que utiliza o cavalo como aliado. O trabalho é realizado pelo médico Neurologista e Fisioterapeuta Antônio Luiz Nunes. Ele trabalha há cerca de 19 anos com crianças especiais e atribui à atividade um papel fundamental no progresso de seus pacientes. Os participantes do projeto são acompanhados por uma equipe multidisciplinar formada por físioterapeutas, psicólogos e professores de equitação, Centro de equoterapia filiado e recolhecido pela ANDE-BRASIL (Brasília).

      O Centro Educacional para Integração da Criança (CEINC) é o principal mantenedor do Centro de Reabilitação São José. Diariamente são encaminhadas à instituição cerca de 220 crianças carentes.

Estímulo aos sentidos

      A equoterapia é um método terapêutivo e educacional que utiliza o cavalo. Dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação. A equoterapia propõe a modificação dos padrões patológicos, a organização das etapas do desenvolvimento motor e a organização das três Unidades funcionais do sistema nervoso: A unidade 1 que regula o tônus cortical (primeira comunicação), que tem a finalidade de regular sono e vigília, formação reticular e tronco cerebral. A Unidade 2 que analisa e integra as informações ótico, acústico e cinestésico (seleção dos dados sensoriais, organização das informações).
     A Unidade 3 que programa e finaliza o comportamento O cavalo é utilizado por vários motivos, mas principalmente por motivos psicológicos e físicos. O objetivo Fisioterápico é a Inibição reflexa, modificações de padrões patológicos, reações de retificação (organização do tônus),dissociação corporal, Equilíbrio muscular, coordenação corporal e movimentos voluntários.
      O conselho federal de Medicina em Sessão Plenária de 9 de Abril de 1997 aprovou a equoterapia como método terapêutico e Educacional. Os programas básicos de equoterapia são:

- Hipoterapia (fisioterápico)
- Educação
- Pré-esportivo
- Adestramento para-olímpico
     Nunca podemos esquecer que o equilíbrio pessoal, está estritamente ligado a organização atual da função tônica,que por sua vez, intervém na regulação da atividade postural e na comunicação com o outro. Assim,se a regulação tônica postural é perturbada,ou se o indivíduo reage a uma emoção, a uma má comunicação, o equilíbrio geral é abalado e a pessoa perde a disponibilidade. Na medida em que as condições que levam a ação são positivas, o indivíduo vai se engajar ativamente na comunicação com o realidade do mundo presente, vai organizar suas ações e se esforçar para ajustá-las a essa realidade do mundo presente,o conjunto dessas interações e dessas trocas é coordenado e regulado por um sistema de controle e ajustados aos diversos sistemas de trocas,quer esses sistemas sejam vistos em termos de interação organismo mundo ou indivíduo meio ambiente. (Toulose).