Fonoaudiologia / Psicomotricidade
O déficit de aprendizagem traduz uma desarmonia evolutiva caracterizada por uma imaturidade psicomotora que inclui pertubações nos processos receptivos, integrativos e expressivos da atividade simbólica.
Aprender a ler e escrever requer muito mais do que determinantes que vão permear o sistema neurofuncional. Ler e escrever é uma arte de quem deseja comunicar-se, mesmo com suas nuanças. Observamos inúmeras crianças que mesmo com vontade de melhor expressar-se, compreender e ser compreendidas se vêem limitadas, às vezes, pela falta de esclarecimento e aceitação da família. Autores com uma forma peculiar de se comunicar (verbal / escrita) que necessitam de apoio para traçar as primeiras linhas que irão compor o seu próprio livro(tão inédito! Como a vida).
É a satisfação, o imensurável prazer de superar os obstáculos que impedem uma criança de aprender a decodificar os símbolos lingüísticos, assim como, transpor o código gráfico. Para a aquisição da leitura e escrita, faz-se necessário desenvolver e vivenciar experiências por meio da interação com o outro.
É de fundamental importância compreender a criança com distúrbio de aprendizagem, pois a partir desta compreensão possibilitamos respostas quer comunicativas ou motoras, sobre qualquer situação que permitirá à essa criança suprir as suas dificuldades, tais como: fatores psicomotores, fatores emocionais e fatores perceptivos.
A criança com déficit de aprendizagem necessita de experiências sensoriais, percetuais e motoras. Com uma boa estimulação destas áreas, a criança já possui algumas experiências para o desenvolvimento do aprendizado.
Ressalvo: Não podemos deixar de mencionar que existem crianças com quadros neurológicos que apresentam características de déficit de aprendizagem.
DÉFICIT DE APRENDIZAGEM.
Os déficits de aprendizagem manifestam-se como dificuldade para integrar os elementos simbólicos, seja em uma palavra, uma frase ou em qualquer tipo de mecanismo utilizado nessa integração. Essa dificuldade atinge a leitura, a escrita, a ortografia e o cálculo em diversos graus.
Existem nomenclaturas específicas de acordo com a dificuldade:
DISGRAFIA:
Alteração no formato das letras, letra elegível comprometendo a decoficação do produto gráfico.
DISORTOGRAFIA:
Caracterizada pela escrita incorreta, ou seja, trocas de grafemas, pela representação de fonemas auditivamente semelhantes ou por traçados semelhantes devido ao posicionamento dos grafemas(visual).
DISCALCULIA:
Dificuldade na linguagem quantitativa, refere-se a incapacidade de compreensão dos números e de suas relações.
Etiologia: Podem estar relacionados aos fatores orgânicos, específicos ou ambientais.
DISLEXIA:
É um déficit que interfere na integração significativa de símbolos linguisticos e perceptivos. São falhas na interpretação de símbolos gráficos. Afetando a aprendizagem da leitura e escrita, com dificuldades na área visual, auditiva ou ambas.
Etiologia: Podendo estar relacionado a disgunção cerebral ou atraso maturacional ou alteração inatas e/ou hereditárias.
Vivências com Déficit de Aprendizagem
O déficit de aprendizagem traduz uma desarmonia evolutiva caracterizada por uma imaturidade psicomotora que inclui pertubações nos processos receptivos, integrativos e expressivos da atividade simbólica.
Aprender a ler e escrever requer muito mais do que determinantes que vão permear o sistema neurofuncional. Ler e escrever é uma arte de quem deseja comunicar-se, mesmo com suas nuanças. Observamos inúmeras crianças que mesmo com vontade de melhor expressar-se, compreender e ser compreendidas se vêem limitadas, às vezes, pela falta de esclarecimento e aceitação da família. Autores com uma forma peculiar de se comunicar (verbal / escrita) que necessitam de apoio para traçar as primeiras linhas que irão compor o seu próprio livro(tão inédito! Como a vida).
É a satisfação, o imensurável prazer de superar os obstáculos que impedem uma criança de aprender a decodificar os símbolos lingüísticos, assim como, transpor o código gráfico. Para a aquisição da leitura e escrita, faz-se necessário desenvolver e vivenciar experiências por meio da interação com o outro.
É de fundamental importância compreender a criança com distúrbio de aprendizagem, pois a partir desta compreensão possibilitamos respostas quer comunicativas ou motoras, sobre qualquer situação que permitirá à essa criança suprir as suas dificuldades, tais como: fatores psicomotores, fatores emocionais e fatores perceptivos.
A criança com déficit de aprendizagem necessita de experiências sensoriais, perceptivas e motoras. Com uma boa estimulação destas áreas, a criança já possui algumas experiências para o desenvolvimento do aprendizado.
Ressalvo: Não podemos deixar de mencionar que existem crianças com quadros neurológicos que apresentam características de déficit de aprendizagem.
DÉFICIT DE APRENDIZAGEM.
Os déficits de aprendizagem manifestam-se como dificuldade para integrar os elementos simbólicos, seja em uma palavra, uma frase ou em qualquer tipo de mecanismo utilizado nessa integração. Essa dificuldade atinge a leitura, a escrita, a ortografia e o cálculo em diversos graus.
Existem nomenclaturas específicas de acordo com a dificuldade:
DISGRAFIA:
Alteração no formato das letras, letra elegível comprometendo a decoficação do produto gráfico.
DISORTOGRAFIA:
Caracterizada pela escrita incorreta, ou seja, trocas de grafemas, pela representação de fonemas auditivamente semelhantes ou por traçados semelhantes devido ao posicionamento dos grafemas(visual).
DISCALCULIA:
Dificuldade na linguagem quantitativa, refere-se a incapacidade de compreensão dos números e de suas relações.
Etiologia: Podem estar relacionados aos fatores orgânicos, específicos ou ambientais.
DISLEXIA:
É um distúrbio que interfere na integração significativa de símbolos linguisticos e perceptivos. São falhas na interpretação de símbolos gráficos. Afetando a aprendizagem da leitura e escrita, com dificuldades na área visual, auditiva ou ambas.
Etiologia: Podendo estar relacionado a disgunção cerebral ou atraso maturacional ou alteração inatas e/ou hereditárias.